Estimulação Magnética Transcraniana (EMT): como funciona?

Tratamento seguro e não invasivo, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica de neuromodulação usada no tratamento de doenças como depressão, esquizofrenia, fibromialgia, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno Bipolar. Realizada em consultório, sem a necessidade de anestesia e sem dor para o paciente, a EMT gera campos magnéticos que estimulam ou inibem áreas específicas do cérebro, ativando os neurônios, modulando seu funcionamento e proporcionando alívio dos sintomas.

Alternativa para a depressão resistente (que não responde ao uso dos antidepressivos convencionais), a EMT tem ação rápida, sem os efeitos colaterais associados aos medicamentos usados na psiquiatria. Eficaz no tratamento de idosos que sofrem com esse tipo de transtorno mental, a técnica regulamentando pela Anvisa e pelo conselho Federal de Medicina (CFM) é também indicada para gestantes, não havendo a necessidade de interrupção da amamentação.

Para quem a técnica é indicada?

Estudos sobre o funcionamento do cérebro mostram como a eletricidade pode ajudar no tratamento de inúmeras doenças e é nesse contexto que se encaixa a EMT. A técnica de neuromodulação é indicada para o tratamento de:

  • Depressão;
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
  • Transtorno Bipolar;
  • Fibromialgia;
  • Esquizofrenia;
  • Parkinson.

Como funciona a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

Sentado em uma poltrona confortável no consultório, onde se mantém acordado durante todo o procedimento não invasivo que dispensa o uso de anestesia, o paciente usa uma touca de tecido específico onde são sinalizadas as áreas do cérebro a serem trabalhadas.

A estimulação é feita por meio de uma bobina que conduz a corrente elétrica de alta intensidade, o que gera um campo magnético na cabeça do paciente de maneira indolor. Esse campo magnético permite a modulação do funcionamento neuronal, excitando ou inibindo a área a depender da frequência utilizada.

Efeitos colaterais mínimos são associados à EMT, a exemplo de dor de cabeça leve, passageira. Após o procedimento, que dura em torno de 20 minutos, da admissão até a alta, o paciente pode voltar para casa e dar seguimento à sua rotina.

Contraindicação

A Estimulação Magnética Transcraniana é contraindicada para pessoas com implantes metálicos no cérebro e que usam marca-passo.