Quando devo procurar um hospital psiquiátrico?

“Tive uma crise de ansiedade e não sabia quem procurar. Não sabia que existia hospital com emergência psiquiátrica”. Frases como essas são mais comuns do que se imagina e se você chegou até aqui saiba que a mente precisa de cuidado médico, assim como outras partes do corpo como coração e pulmão. O hospital psiquiátrico existe para cuidar da saúde mental e tratar casos graves de depressão, ansiedade, ataque de pânico, surto psicótico e transtorno bipolar descompensado, por exemplo.

Ainda existe muito preconceito em torno do tratamento do transtorno mental, portanto, vencer o estigma é o primeiro passo. Camisa de força e confinamento são mitos do passado. A internação psiquiátrica atual conta com um time multiprofissional dedicado a tratar, de forma especializada, a doença mental aguda ou crônica, com médicos, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, só para citar alguns dos profissionais.

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo

Além do atendimento médico de urgência, que pode ou não indicar a necessidade da internação, o hospital psiquiátrico que tem serviço de referência oferece tratamento integral organizado em linhas de cuidado, que são responsáveis por guiar a jornada do paciente. Entre elas, é possível citar Depressão, Transtorno Bipolar, Transtorno de Ansiedade, Transtorno de Personalidade, Esquizofrenia e Dependência Química.

Além de valorizar a participação da família na recuperação do paciente, a internação psiquiátrica conta com grupos psicoterapêuticos e acompanhamento psicológico individual, incentiva a terapia ocupacional, a musicoterapia e a prática da atividade física como recursos de ressocialização do paciente. Conhecer o funcionamento do hospital especializado é fundamental para desmitificar a internação em Psiquiatria.

Afinal, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo, sendo 11 milhões no Brasil, de acordo com o Relatório anual Estado Mental do Mundo 2022, publicado em março de 2023. Os hospitais psiquiátricos avançaram muito nas últimas décadas e atualmente existem instituições de referência no Brasil, como o Grupo Bom Viver, em Salvador, que contam com hospital de urgência e emergência 24h e atendimento ambulatorial.